quinta-feira, 28 de abril de 2011

Seu Windows não inicia? Saiba o que fazer!

https://feedads.g.doubleclick.net/~a/1hWpne-uz8eEPVImvtWb1Naj2SU/lexqbZr1IdH4QVCySWMDJx5PIQw/0/pi
https://feedads.g.doubleclick.net/~a/1hWpne-uz8eEPVImvtWb1Naj2SU/lexqbZr1IdH4QVCySWMDJx5PIQw/1/pi


Bom pessoal, depois de um tempo fora das postagens, estou de volta ao TECNOMARACA Antes de mais nada gostaria de pedir desculpas aos leitores pelo tempo que fiquei sem postar, mesmo depois da volta do blog! Mas agora, estou aqui e vamos ao que interessa!
Às vezes, por alguma queda de energia ou desligamento súbito do PC, seja ele causado por qualquer motivo, além da perda dos arquivos abertos e possível corrompimento de dados, pode acontecer algo que é muito comum: corromper a inicialização do sistema operacional. Daí, você religa o PC depois da queda de energia, aparece a tela de loading do Windows e “puf!”, ele reinicia…e assim fica, sem inicializar o sistema, nem em Modo de Segurança nem nada. Quando isso acontece, os mais radicais já pensam direto numa formatação. Se vai arrumar o sistema, melhor que formate o HD de uma vez. Mas pensem o seguinte: e se o cliente tem backup? Como fazer pra recuperar se o SO não inicializa? Isso é muito mais fácil de resolver do que se imagina!
O primeiro passo ao acontecer isso é não entrar em pânico, jamais! A não inicialização do sistema nem sempre significa a perda do mesmo ou dos dados contidos no HD. Trata-se de um possível erro na MBR (Master Boot Record) do seu HD. A MBR é o 1° setor do HD e é ela a responsável pelo carregamento do SO, logo após passado o POST (Power On Self Test). Quando o PC não consegue ler a MBR, ele fica “perdido” e não sabe como inicializar o SO, fazendo assim com que o computador fique rebootando na procura, em vão, da MBR.
Para consertar esse problema, você vai precisar dos seguintes materias (parece receita de artesanato né?
·         Um CD bootável do Windows XP com Console de Recuperação
·         Um pouco de conhecimento em linha de comando
Primeiramente, configure sua BIOS para inicializar pelo CD do Windows e coloque-o no seu drive de CD. Quando ele iniciar o setup ele vai mostrar as seguintes opções:
·         Para instalar o Windows XP agora, pressione ENTER.
·         Para reparar uma instalação do Windows XP usando o Console de Recuperação, pressione R.
·         Para sair do Programa de Instalação sem instalar o Windows XP, pressione F3.
Você deverá pressionar “R” e então será levado a tela do Console de Recuperação. Ela é igual a essa da imagem abaixo:

Você terá de fazer exatamente como na foto ao ser perguntado qual instalação do Windows deseja se conectar: digite 1 e pressione Enter. Geralmente é a primeira, por ser a principal na maioria dos PC’s. A senha do administrador é só deixar em branco e pressionar Enter, pois normalmente não há uma senha definida. Caso ele dê como senha incorreta se você deixar em branco, tente usar “admin” ou “1234” ou pergunte qual a senha do Administrador do Windows.
Feito isso, você poderá começar a digitar os comandos para tentar recuperar a sua MBR. Primeiramente, deve ser feito um ScanDisk do HD para ver quais dados podem ter sido danificados e recuperá-los. Depois do ScanDisk, você irá executar os comandos para arrumar a MRB e o boot do sistema. Vou enumerar todos os passos abaixo para facilitar!
  1. Configurar o seu computador para iniciar pelo CD do Windows XP;
  2. No menu do CD, teclar “R” para acessar o Console de Recuperação (imagem acima);
  3. Acessar a sua instalação do Windows (geralmente 1), não digitar nada na senha do Administrador e apertar Enter;
  4. Executar o ScanDisk. Para isso digite “chkdsk /r c:” (sem as aspas) e pressione Enter. Aguarde o processo terminar; (PS: Caso não funcionar com esse comando, simplesmente digite “chkdsk” e pressione Enter)
  5. Após o termino do ScanDisk, digite “fixboot” e pressione Enter. Esse comando fará com que o console restaure o arquivo de boot do Windows, caso ele tenha sido corrompido;
  6. Feito isso, digite “fixmbr” para por fim restaurar a MBR do seu HD!
  7. Digite “exit” e pressione Enter para reiniciar o computador. Não esqueça de reconfigurar a BIOS para bootar pelo HD principal e não mais pelo CD!
Feito isso, seu sistema deve voltar a inicializar e você deve ter acesso a tudo que estava dentro do seu HD. Na maioria das vezes, pelo menos aconteceu comigo, simplesmente um ScanDisk já restaurava os dados e o SO voltava a bootar. Teste, pode ser que funcione para você também e, se caso não funcionar, simplesmente repita os passos e faça o “fixboot” e “fixmbr” como descrito acima.
Espero que isso os ajude a resolver esse problema que é muito simples, mas pode vir a causar uma dor de cabeça. Um abraço e até a próxima! 


0 comentários:

Postar um comentário