terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Calculando A Velocidade de Download




Salve salve galera, como muitas pessoas ainda têm dúvidas de como se calcula a velocidade real de download e upload, então resolvi fazer uma postagem muito legal! Espero que gostem...


Cerca de 90% das medidas de transferência de dados são realizadas em bits por segundo. A internet é uma das ferramentas que utilizam esta fórmula (mas existem muitas outras, como: HD, CD, DVD, Pen-Drive, etc.). Para não se confundirem, vou mostrar uma formulinha pra calcular a velocidade de uma conexão com a Internet em KiloBytes por Segundo.

Supomos que sua conexão com a Internet seja de 1Mbps... mas, quando você vai baixar um software (de nosso HD Virtual Piscando ) você se depara com uma velocidade próxima de 120Kbps, e liga para a operadora telefônica, solta o verbo, mas na verdade ela tem toda a razão. A velocidade da internet é medida em bits, e seu gerenciador de downloads mede em bytes. Um byte equivale à 8 bits... portanto, em 1KiloByte você terá 8192KiloBits... para descobrir a velocidade real, basta calcular o valor (em bits) de sua conexão e dividí-lo por oito, veja:


D = T : 8


Onde: D é a velocidade de download (em bytes), T é a velocidade de download (em bits) e 8 é a quantidade de bits existentes em 1 byte.


então, vamos aos cálculos:


D = T : 8

D = 1024 : 8
D = 128Kbps (kilobytes por segundo)

Lembre-se sempre de que 1Mb equivale à 1024Kb (tanto em bits como em bytes). O que acontece é que em bits a gente divide o valor por 8 e descobre o mesmo em bytes. Sendo assim, um 1Mb (megabyte) é 8 vezes maior que 1Mb (megabit).


Para descobrir a velocidade máxima real de upload, basta pegar o valor do download (D) e dividir por dois, veja:


U = D : 2


Onde U é a velocidade do upload, D a velocidade do download e 2 indica que é a metade do valor de download.


novamente, vamos à conta:


U = D : 2

U = 128 : 2
U = 64Kbps

Resultado final:


Numa conexão com a Internet onde a velocidade é de 1Mbps (ou 1 Megabit por segundo), equivale à (valor real):


Download: 128Kbps

Upload: 64Kbps

Então é isso Pessoal até a próxima.





0 comentários:

Postar um comentário