sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Profissões de Informática Parte l


Ta penssando em Fazer um Curso Superior em Informática? Então vou dizer alguns cursos da área, aproveitem o post.





Análise de Sistemas

Analistas de sistemas  de computador melhoram sistemas de computador existentes. Eles também planejam e desenvolvem novos sistemas e ajudam. organizações a redesenhar os sistemas de computador.

Às vezes apenas sugerem e implementam alguns softwares para aprimorar o uso dos computadores. Também projetam sistemas de software. Analistas de Sistema se especializam freqüentemente em administração de sistemas, ciência, ou engenharia.

Analistas de sistemas começam projetos colhendo informação, discutem as necessidades de uma organização com seus gerentes e funcionários. Uma vez as metas estão claras, os analistas determinam se eles precisarem projetar um novo sistema de software.
Os analistas preparam relatórios que mostram quanto valerão as mudanças. Estes relatórios também discutem como as organizações podem se beneficiar e o que podem esperar dessas mudanças, e os gerentes usam estes relatórios para ajudar decidirem se o sistema proposto valerá o custo.

Uma vez que estes planos são aprovados, os analistas de sistemas coordenam a atualização ou instalação do sistema de computador. Alguns analistas de sistemas escrevem o código de programação. Quando eles tiverem um sistema quase concluído, os analistas os testam com seus usuários.

Eles observam a interação dos funcionários com o sistema e como eles o usam, buscando saber se o sistema implantado atende as necessidades da empresa como planejado. Eles também vasculham o computador em busca de problemas existentes e em potencial e procuram corrigi-los.
Quando o sistema estiver pronto e implantado, os analistas promovem o treinamento dos funcionários, para que estes possam utilizá-lo de forma satisfatória. Eles também escrevem manuais que descrevem como usar o sistema. Estes manuais devem ser escritos em condições que os gerentes e outros usuários podem entender.

Além disso, analistas escrevem documentação para as pessoas que farão a manutenção do sistema. Alguns analistas são os empregados de organizações. Estes analistas também ajudam os funcionários a resolver problemas com seus computadores.
  

                                           
                                                            Sistemas de Informação

A atividade é complexa e cada vez mais necessária no mundo corporativo. Quem se forma em Sistemas de Informação planeja e organiza o processamento, o armazenamento e a recuperação de informações e disponibiliza esse material para usuários. Cria e instala programas para facilitar as consultas, monta e gerencia bancos de dados e desenha a arquitetura de homepages. Além disso, administra o fluxo de informações gerado e distribuído dentro de uma empresa. “Sua principal função é entender os problemas de uma companhia e conseguir solucioná-los por meio da aplicação de ferramentas de mercado ou da confecção de sistemas próprios”, explica Euler de Almeida Barbosa Junior, consultor sênior da CIS Corporate, consultoria de São Paulo. Segundo o consultor, a facilidade de processar e utilizar informação de forma rápida deixou de ser, nos últimos dez anos, um diferencial e virou padrão para empresas de qualquer porte. 

Formação continuada é essencial para o profissional de sistemas da informação. A cada dia surgem novos recursos e ferramentas e especializar-se é praticamente uma questão de sobrevivência. É preciso ainda dominar, além do inglês, língua universal da informática, o espanhol.”Esse profissional não tem horários fixos e participa de reuniões freqüentes. 

Afinal, é mais importante ouvir o cliente do que falar. Outras recomendações são saber trabalhar em equipe, lidar com prazos apertados e ter disponibilidade para viagens. Os projetos podem durar meses. Como consultor, nunca se tem uma mesa fixa no local de trabalho. Apesar da agitação e do volume de tarefas, a remuneração é boa se comparada a outras carreiras”, diz.

                                                                   O curso

A exigência básica para quem vai ingressar no curso é gostar muito de matemática. Cálculos e raciocínio lógico acompanham o aluno durante os quatro anos de curso. Entre as matérias específicas, estão linguagem de programação, bancos de dados, sistemas de informação, redes de computadores e inteligência artificial. Estágio e um projeto de conclusão de curso são obrigatórios. Fique atento na hora de inscrever-se para o vestibular. Algumas faculdades se voltam mais para os aspectos administrativos da profissão, outras, para os de computação. Outras instituições, ainda, oferecem licenciatura em Computação e em Informática.
Outros nomes: Adm. de Sist. de Inf.; Anál. de Sist.; Anál. de Sist. e Tecnol. da Inf.; Anál. de Sist. e Tecnol. da Inf. (sist. e tecnol. da inf.); Anál. de Sist. e Tecnol. da Inf. (tecnol. da inf.); Comput.; Comput. (sist. de inf.); Inform.; Inform. (anál. de sist.); Inform. (sist. de inf.).


 

Ciência da Computação

O dia a dia do cientista da computação  envolve trabalho duro, a busca por soluções para problemas de diversas áreas das empresas e a procura por novos conhecimentos. Esse profissional elabora softwares, desde programas básicos de controle  de estoque até os mais complexos sistemas de processamento de informações, como os utilizados nas pesquisas espaciais e na medicina  genética.

“É um ramo abrangente. Pode se trabalhar com desenvolvimento de software e  sistemas, administração de bancos de dados e gerência de redes”, completa Andre Muraro, gerente de infraestrutura da empresa Locaweb.”Normalmente esse profissional é o responsável pela área de Tecnologia da Informação (TI), podendo ser tanto o analista do suporte, o programador do sistema ou o diretor de tecnologia.” A rotina do profissional engloba desde tarefas operacionais,como atender, monitorar e programar, como também grandes trabalhos de pesquisas e projetos.

Para dar certo nessa profissão, além de gostar muito de tecnologia, é preciso estar em dia comas atualizações de linguagem, de produtos e de equipamentos. “Entender que network é extremamente importante, aperfeiçoar-se no inglês e ser um verdadeiro geek, que é pessoa obcecada e apaixonada por tecnologia e eletrônica, também são fatores que ajudam a se destacar”, ressalta.

O que você pode fazer

Banco de dados
Criar programas de computador que organizem, classifiquem, façam a indexação e permitam acesso à informação.
Desenvolvimento de softwares e aplicativos
Elaborar programas de computador, adaptando-os às necessidades do cliente.
Marketing e vendas
Divulgar e vender softwares. Analisar e planejar novos produtos que atendam às necessidades dos usuários.
Suporte
Assessorar usuários na compra de equipamentos e programas. Dar manutenção a sistemas e redes de computadores.



Engenharia da computação

Engenharia da Computação  é o ramo da engenharia responsável pelo desenvolvimento de computadores, hardware, periféricos e sistemas operacionais. O Engenheiro da Computação atua principalmente em projetos de redes de empresas locais ou em larga escala tais como campus universitários e também em projetos de automação industrial e também no desenvolvimento de sistemas de segurança.

Uma dúvida muito comum entre os candidatos ao vestibular é qual a diferença entre os cursos de Ciência da Computação e Engenharia da Computação,
já que muitas vezes esses profissionais trabalham juntos, muitas vezes em funções próximas ou na mesma função. A diferença dos dois cursos basicamente está no foco, enquanto o Engenheiro da Computação  se especializa em hardware (integração hardware e software), o Cientista da Computação se especializa em Software.

- Profissão, Carreira e Informações Gerais

Engenharia da Computação é o ramo da engenharia responsável pelo desenvolvimento de computadores, hardware, periféricos e sistemas operacionais. Conheça mais sobre a carreira de Engenheiro da Computação.
A Carreira de Engenheiro da Computação
Engenharia da Computação



                                           

                                                  Gestão da Tecnologia da Informação

O Curso Superior de Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação tem como objetivo capacitar o aluno a definir o Sistema de Informação a ser utilizado na gestão dos negócios de uma empresa, seja ela da área do comércio, indústria ou de serviços, pública ou privada, sempre buscando ótimo desempenho do custo/benefício. Para isso, receberá conhecimentos que permitirão identificar quais informações são necessárias nos processos de gestão de uma empresa, bem como nos de atualização das tecnologias de informática existentes no mercado.

Atividades Principais

  • Identificar, com qualidade, produtividade e segurança, as informações necessárias para execução dos processos de uma empresa.
  • Identificar e estruturar os dados necessários para a obtenção das informações utilizadas nos processos de uma empresa.
  • Estruturar os dados necessários para os processos de decisões gerenciais.
  • Avaliar custo/benefício dos sistemas de informação utilizados nas empresas.
  • Analisar as conveniências de sistemas centralizados/descentralizados.
  • Planejar e implementar sistemas de informação.
  • Avaliar a segurança de sistemas de informação.

Mercado de Trabalho

  • Gestor em Tecnologia de Informação
  • Gerente de Projetos de Sistemas de Informação
  • Assistente em Qualidade e Segurança de Informação
  • Consultor em Sistemas de Informação

Todos esses Cursos são Bacharelado (Curso superior de graduação que habilita para o exercício profissional. Tem duração que varia de quatro a seis anos, dependendo da área escolhida. O bacharel está habilitado a fazer pós-graduação, mestrado e MBA)

Estarei postando o restante dos cursos em breve...

Bom pessoal é isso, até o próximo post.

0 comentários:

Postar um comentário